Cadastre-se e garanta seu desconto!

Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura apresentam

- A +

Quem Somos

O Estúdio Escola de Animação é um programa voltado para o ensino e disseminação da animação brasileira. Uma iniciativa de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos.

O programa se dedica a qualificar a empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos através da linguagem da animação, contribuindo também para formação de plateia e a profissionalização desse mercado. Para isso, o Estúdio Escola de Animação realiza uma formação gratuita e profissionalizante em animação com duração de 6 meses, destinadas majoritariamente para jovens com renda familiar de até 3 salários mínimos, #PapoReto (série de debates online), mostras em escolas e instituições públicas, cursos livres online e, em celebração as conquistas do projeto, foi realizado o ‘Festival Estúdio Escola de Animação 10 anos’.

Desde 2012 o programa

• Já capacitou mais de 440 jovens (40% destes inseridos no mercado de trabalho – enquanto a média nacional de jovens inseridos em sua área e formação é 26%);
  • Realizou 7.120 horas de formação profissionalizante;
  • Produziu 43 curtas metragens autorais;
  • Participou de 63 festivais (incluindo o AnimaMundi, MONSTRA e Cine PE);
  • Acumula 05 prêmios por curtas produzidos;
  • Realizou mostras em 92 escolas e instituições públicas para mais de 8 mil pessoas;
  • Realizou 19 debates (#PapoReto);
  • Em 2019 foi vencedor do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global, sendo reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico;
  • Em 2023 realizou o ‘Festival Estúdio Escola de Animação 10 anos’, evento dedicado ao encontro de jovens artistas com profissionais renomados do mercado da animação brasileira. O evento foi totalmente gratuito e contou com a presença de mais de 300 pessoas ao longo do dia.

O Estúdio Escola de Animação é uma correalização da Baluarte Cultura e do Copa Studio e conta com a direção criativa de Zé Brandão, produtor da série Irmão do Jorel de Juliano Enrico, campeã de audiência no Cartoon Network, produtor, autor e diretor da série Tromba Trem, exibida em mais de 20 países.

Apoie

O Estúdio Escola de Animação é viabilizado por patrocínios realizados através de leis de incentivo à cultura. O programa beneficia empresas e pessoas físicas que destinam parte de seus impostos à nossa causa, oferecendo dedução fiscal com base nas leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura. Se você também quer contribuir para a formação desses jovens talentos no Brasil, junte-se à nós! Estamos abertos a outras sugestões de apoio.

Quer saber tudo que rola no Estúdio Escola de Animação?

Ao se inscrever neste e-mail, você concorda em receber notícias, ofertas e informações do Estúdio Escola de Animação e de nossos parceiros. Clique aqui para visitar nossa Política de Privacidade. Links de cancelamento fáceis são fornecidos em todos os e-mails.