Apoie e veja novos talentos decolarem com a gente!

Com o objetivo de oferecer aos jovens uma perspectiva de inserção no mercado da animação, o Estúdio Escola de Animação (EEA) oferece gratuitamente aulas que reproduzem o funcionamento de um estúdio profissional e abrange as diversas funções de uma produção, para além do desenho.


A experiência formativa tem a duração de seis meses com uma carga horária total de 192 horas e, ao longo desse período, os estudantes produzem curtas de animação. O processo de concepção, roteirização e produção dos desenhos animados é o meio através do qual os participantes aprimoram suas técnicas como desenhistas, se apropriam das ferramentas tecnológicas mais avançadas do mercado de animação, dialogam com profissionais experientes e ampliam seu repertório estético e cultural.

A vivência formativa organizada como estúdio de animação simulado oportuniza que os estudantes superem desafios criativos, solucionem problemas, façam a gestão de conflitos juntos. Experiências que mobilizam o estabelecimento de vínculos afetivos e desenvolvimento de diversas competências, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao final desse convívio, marcado por muitos estímulos e novidades, o grupo de participantes se percebe como uma comunidade de animadores e tem a oportunidade de se articular com uma rede de animadores pelo Brasil que o Estúdio Escola de Animação vem agregando ao longo de seus 7 anos de existência.

Para 2020, prevê-se a formação de novas turmas na cidade do Rio de Janeiro e também a implementação do primeiro Polo Ampliado do programa na cidade de São Paulo, além da manutenção do #PapoReto, dos cursos online e da mostra itinerante nas escolas da rede pública de ensino.

O Estúdio Escola de Animação é uma correalização da Baluarte Cultura e do Copa Studio e já capacitou mais de 260 jovens em 7 anos de atuação.Ao todo, foram produzidos 23 curtas metragens de animação, totalizando 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi) e três prêmios. Em 2019 foi vencedor do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global, sendo reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico.

Como apoiar a causa?

O Estúdio Escola de Animação é viabilizado por patrocínios realizados através de leis de incentivo à cultura. O programa beneficia empresas e pessoas físicas que destinam parte de seus impostos à nossa causa, oferecendo dedução fiscal com base nas leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura.

Se você também quer contribuir para a formação desses jovens talentos no Brasil, junte-se à nós! Estamos abertos a outras sugestões de apoio.

Entre em contato com o Estúdio Escola de Animação para obter mais informações: estudioescoladeanimacao@gmail.com ou contribua diretamente pelo Incentiv