Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

- A +

Perguntas Frequentes

O QUE É O ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO?

O Estúdio Escola de Animação é um programa de formação voltado para o ensino e disseminação da linguagem de animação brasileira que proporciona aos jovens uma primeira experiência na área, aprendendo na prática a animar em um estúdio simulado. É uma iniciativa totalmente gratuita, de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos.

O programa possui diferentes ações de qualificação na área da animação e esse regulamento é referente a participação na formação de 6 meses oferecida de forma gratuita. Para saber mais sobre as outras ações do Estúdio Escola de Animação navegue por nosso site.

– FORMAÇÃO: Durante seis meses ofereceremos um curso integralmente remoto de teorias e técnicas de animação ministradas por professores atuantes no mercado de trabalho. As aulas acontecerão 3 vezes na semana (de segunda, quarta e sexta), 3 horas por dia. Para além das aulas ao vivo, o aluno terá que ter uma dedicação mínima de 6 horas semanais para realização de exercícios e tarefas do curso.  No fim do período, cada turma terá produzido um curta metragem autoral de até 3 minutos. Em 2021 teremos 4 turmas sendo 3 turmas de nível I com 15 alunos cada e 1 de nível II com 20 alunos, totalizando 65 vagas. ATENÇÃO: Apenas o processo seletivo para o nível I é realizado através do site do EEA. O nível II é destinado exclusivamente a jovens que participaram do nível I em 2020.

ONDE O CURSO ACONTECE?

As aulas do Estúdio Escola de Animação sempre aconteceram de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro. Porém, em função da pandemia da COVID-19, que teve início em 2020 e se estendeu para o ano de 2021, assim como no ano passado, este ano o curso será integralmente online, visando mitigar as possibilidades de contágio.

HAVERÁ RESTRIÇÃO DE LOCALIDADE PARA PARTICIPAÇÃO?

Sim. Só poderão participar da formação moradores da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio (Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá) e é obrigatório residir nessas localidades durante o processo seletivo e o período de realização do curso.

A prioridade do Estúdio Escola é possibilitar que todos os interessados na nossa formação possam concorrer as vagas de maneira igualitária. E tentando minimizar as diferenças financeiras entre as classes sociais existentes em nossa sociedade, estamos promovendo a cessão dos equipamentos para aqueles que não os possuem. Infelizmente o projeto não consegue disponibilizar os equipamentos para fora do Rio de Janeiro e Grande Rio e, dessa forma, se abríssemos a seleção para outros estados, essas vagas estariam limitadas as pessoas que possuíssem os equipamentos necessários. Por isso, optamos por continuar mantendo o curso apenas para as localidades que podemos atender. Sendo assim, pessoas de outras localidades não poderão participar mesmo que possuam todos os equipamentos básicos para realização do curso.

QUANDO O CURSO ACONTECE?

O curso da nossa nona edição acontecerá de julho a dezembro de 2021. As aulas acontecerão as segundas, quartas e sextas e na ficha de inscrição você encontrará duas opções de horário do curso: uma de manhã (08h – 11h) e outra a noite (19h – 22h).

O QUE EU VOU FAZER SE FOR SELECIONADO PARA O CURSO DO NÍVEL I?

As aulas online são estruturadas por meio da simulação dos processos de trabalho de um estúdio de animação. Começamos ensinando os princípios básicos da animação para depois começarmos a produzir o curta. O curta será completamente autoral, desenvolvido pelos alunos do roteiro à animação. Se quiser conhecer alguns dos exercícios realizados em sala e também os curtas já produzidos por nossos alunos, acesse https://www.youtube.com/user/eescoladeanimacao. Entrando para o Estúdio Escola o(a) aluno(a) terá que se comprometer em entregar no mínimo 80% dos exercícios solicitados e poderá faltar até 21 vezes ao longo do curso. A entrega do certificado de conclusão está atrelada ao cumprimento dessas exigências.

Toda a coordenação pedagógica do Estúdio Escola de Animação é feita pelo Zé Brandão, Sócio- Diretor do Copa Studio, criador da série Tromba Trem e produtor da animação Irmão do Jorel, ambas apresentadas pelo Cartoon Network.

NÃO POSSUO OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS EM CASA PARA FAZER O CURSO, COMO POSSO PARTICIPAR?

Como forma de viabilizar a participação de pessoas que não possuam os equipamentos necessários em sua residência ou caso o equipamento não preencha os requisitos básicos para a participação nas aulas, o EEA irá disponibilizar computadores, mesas digitalizadoras, softwares e internet para tais participantes. Serão fornecidos até 45 computadores e mesas digitalizadoras entre os alunos de nível I e nível II durante os 06 meses de realização do curso. Infelizmente o projeto não consegue ofertar os equipamentos para todos seus participantes, por isso os equipamentos serão disponibilizados de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Na ficha de inscrição você irá encontrar perguntas relacionadas aos dispositivos de informática que você possui ou não, o objetivo é entendermos a real carência de cada participante dando prioridade na cessão dos equipamentos aos que necessitem mais.

Outro critério para recebimento dos equipamentos é a renda familiar mensal. Pessoas com renda familiar mensal de até 4 salários mínimos (R$ 4.400,00 – quatro mil e quatrocentos reais), poderão receber os equipamentos do curso. Pessoas com renda familiar mensal a partir de 4 salários mínimos (R$ 4.400,01 – quatro mil e quatrocentos reais e um centavo) deverão possuir todos os equipamentos necessários para participar da formação. Será solicitado comprovações da renda para os alunos que forem para etapa das entrevistas.

Ressaltamos que analisaremos caso a caso a cessão dos equipamentos aos participantes na etapa das entrevistas.

Por fim, salientamos que os equipamentos não serão doados aos alunos participantes, mas sim cedidos apenas durante o período da formação. Cada pessoa que receber o equipamento deverá assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a boa utilização e respectiva devolução dos equipamentos ao final do curso.

Configurações sugeridas dos equipamentos para participação no curso:

Processador: Intel Core I7 ou outro com desempenho similar ou superior.

Memória RAM: 8GB ou superior

Placa de vídeo : Qualquer modelo a partir de 2GB que seja dedicada.

Otimizará o armazenamento de arquivos possuir SSD e/ou HD.

Facilitará a fruição das aulas possuir dois monitores de tamanho mínimo de 15’’.

Microfone – qualquer configuração

Webcam – qualquer configuração

Fones de ouvido – qualquer configuração

Mesa digitalizadora: Os modelos produzidos pelas marcas Wacom e Huion cumprem os requisitos básicos para a realização das atividades do curso. Outras marcas que também desenvolvam mesas digitalizadoras similares as produzidas por estas duas marcas poderão ser utilizadas.

Internet: Você precisará de internet para participar das videoconferências onde realizaremos as aulas e também para fazer upload e download de arquivos. Sugerimos uma conexão a partir de 10MB para evitar problemas como videochamadas travadas e lentidão no upload e download de arquivos. Também recomendamos a conexão por cabo (e não por wi-fi) a fim de evitar interferências.

COMO EU FAÇO PARA PARTICIPAR DA FORMAÇÃO DO NÍVEL I?

Para participar do processo seletivo para o nível I do EEA, você pode se inscrever no formulário online aqui no nosso site https://www.estudioescola.com.br/.

ATÉ QUANDO POSSO ME INSCREVER?

O prazo para as inscrições é até às 23:59h do dia 23/05/2021, domingo.

EU POSSO ME INSCREVER DIRETO PARA O NÍVEL II DO EEA?

Não. O Nível II é destinado àqueles que participaram do nível I em 2020. Todas as inscrições realizadas através do site são automaticamente consideradas para o nível I.

SE EU PREENCHER A FICHA, EU JÁ TÔ DENTRO?

Não. Temos 45 vagas para o nível I que serão divididas em 3 turmas de 15 alunos cada, em turnos manhã e noite. Após a etapa da ficha de inscrição selecionaremos aproximadamente 160 pessoas para a etapa de entrevista que será feita online ou por telefone, de onde tiraremos os 45 selecionados. O resultado com os 160 selecionados para a segunda etapa do processo seletivo será anunciado em todas as nossas redes sociais e site no dia 07/06/2021. Se, por algum motivo, algum desses selecionados não puder oficializar a matrícula teremos reclassificação.

EXISTE UM LIMITE DE IDADE PARA PARTICIPAR?

Sim. A formação é destinada a jovens entre 16 e 24 anos. Pessoas com 15 anos ou menos e 25 anos ou mais serão eliminadas do processo seletivo. O candidato precisa ter, obrigatoriamente, de 16 a 24 anos completos no ato da inscrição.

Dados do IBGE mostram que 1 em cada 3 jovens de 16 a 24 anos não estudam nem trabalham, formando o que já se chama de geração ‘nem nem’. Como a formação é gratuita e as vagas são limitadas, optamos por priorizar essa faixa etária por entendermos que são esses jovens os que enfrentam mais dificuldades tanto para se capacitar como para entrar no mercado de trabalho.

PRECISO SER ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO PARA ME INSCREVER NO CURSO?

Não. Mas esse será um critério de desempate em nosso processo seletivo. Se tivermos empate entre dois candidatos, um do ensino médio e outro não, selecionaremos o do ensino médio.

PRECISO SER ESTUDANTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO?

Não. Mas esse será um critério de desempate em nosso processo seletivo. Se tivermos empate entre dois candidatos, um do ensino público e outro não, selecionaremos o do ensino público.

A RENDA FAMILIAR É DETERMINANTE PARA A SELEÇÃO?

Não. Mas será utilizada como critério desempate e também para recebimentos dos equipamentos. Se tivermos empate entre dois candidatos, será selecionado o de menor renda. Pessoas com renda familiar mensal de até 4 salários mínimos (R4.400,00 – quatro mil e quatrocentos reais), poderão receber os equipamentos do curso. Pessoas com renda familiar mensal a partir de 4 salários mínimos (R$ 4.400,01 – quatro mil e quatrocentos reais e um centavo) deverão possuir todos os equipamentos necessários para participar da formação. Será solicitado comprovações da renda para os alunos que forem para etapa das entrevistas.

SOU PESSOA COM DEFICIÊNCIA, POSSO PARTICIPAR?

Sim. Pessoas com deficiência física/motora, auditiva ou intelectual poderão participar da formação. Disponibilizaremos intérpretes de libras em todas as aulas para as pessoas com deficiência auditiva. E para pessoas com deficiência intelectual ofereceremos, se necessário, um profissional para auxiliar o aluno durante o período do curso. Caso o aluno necessite de outros recursos de acessibilidade para sua participação nas aulas pedimos que entrem em contato conosco para avaliarmos em conjunto o que pode ser feito para viabilizar sua participação. Infelizmente, neste momento, não conseguimos atender todos os tipos de pessoas com deficiência em nossa formação, mas estamos trabalhando para nos aprimorarmos nessa questão de modo que isso seja possível o quanto antes.

PRECISO PREENCHER TUDO QUE ESTÁ NA FICHA?

Sugerimos que sim. Assim temos mais chances de conhecê-lo(a) e selecioná-lo(a). Nenhum dado fornecido será divulgado (a não ser o seu nome no caso de ser selecionado).

É OBRIGATÓRIO ENVIAR UM DESENHO?

Sim. Um dos critérios de avaliação e seleção para entrar para o curso é a aptidão que o candidato tem em desenhar. Sendo assim, o envio do desenho é obrigatório e o candidato que não enviar pelo menos um desenho será eliminado do processo seletivo.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O NÍVEL I?

Na primeira etapa do processo seletivo todos os formulários preenchidos serão avaliados pelo comitê de seleção composto por profissionais da área da animação e pela coordenação pedagógica do programa levando em consideração o portfólio (desenhos) apresentado e as respostas dadas. São critérios eliminatórios nessa primeira fase: faixa etária, localidade, disponibilidade para atender a carga horária do curso e envio do desenho. E temos como critérios desempate: ser estudante do ensino médio, ser estudante de escola pública e renda familiar.

Na segunda etapa aproximadamente 160 pessoas serão entrevistadas de forma online ou por telefone por psicólogos para verificação de comprometimento, responsabilidade, interesse, disponibilidade e aspectos socioemocionais.

SE EU PASSAR NO PROCESSO SELETIVO, TENHO QUE PAGAR ALGUMA COISA?

Não. A formação é completamente gratuita. O curso ainda irá disponibilizar até 45 computadores e até 45 mesas digitalizadoras para aqueles que não possuírem. Também analisaremos o serviço de internet de cada pessoa e de acordo com a necessidade, viabilizaremos ou faremos um upgrade do serviço para o aluno durante o período de realização do curso.

QUANDO SAI O RESULTADO?

O resultado com os 160 selecionados para a segunda etapa do processo seletivo será anunciado em todas as nossas redes sociais e site no dia 07/06/2021.

TENHO MAIS DÚVIDAS. COMO FAÇO?

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail  estudioescoladeanimacao@gmail.com, ou dos celulares/whats app do Estúdio Escola de Animação: 21 96866-5992 / 21 98463-2285. Peça para falar com Tainá ou Luiza, elas terão prazer em esclarecer suas dúvidas.

O ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO PRECISA DOS MEUS DADOS PESSOAIS?

Sim. Para a inscrição, são necessárias informações pessoais sensíveis como nome completo, endereço, RG, CPF, gênero, cor/raça, etc. O tratamento destes dados está detalhado em nossa Política de Privacidade. Ao prosseguir com a sua inscrição, você precisará declarar o consentimento em relação ao uso destas informações para a participação no processo seletivo. O Estúdio Escola de Animação manterá os dados pessoais dos usuários somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coleta, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Importante! Os participantes deste processo seletivo concordam em ser contactados pelas empresas realizadoras do Estúdio Escola de Animação para fins de pesquisa, divulgação e mensuração de resultados.

Continuar para inscrição

Curtas

Aqui você encontra os curtas produzidos por todas as turmas do Estúdio Escola de Animação, parte deles com recursos de acessibilidade!

Conheça todos os curtas

Quer saber tudo que rola no Estúdio Escola de Animação?

Ao se inscrever neste e-mail, você concorda em receber notícias, ofertas e informações do Estúdio Escola de Animação e de nossos parceiros. Clique aqui para visitar nossa Política de Privacidade. Links de cancelamento fáceis são fornecidos em todos os e-mails.