F.A.Q.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

O QUE É O ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO?

O Estúdio Escola de Animação é um programa de formação voltado para o ensino e disseminação da linguagem de animação brasileira que proporciona aos jovens uma primeira experiência na área, aprendendo na prática a animar em um estúdio simulado. É uma iniciativa totalmente gratuita, de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos. O projeto é realizado em duas etapas:

  • OFICINA: Durante cinco meses oferecemos uma oficina presencial de teorias e técnicas de animação ministradas por professores atuantes do mercado de trabalho. As aulas acontecem sempre 2 vezes na semana, 4 horas por dia. No fim do período cada turma terá produzido um curta metragem autoral de até 3 minutos. Em 2019 teremos 4 turmas com 15 alunos cada, sendo 3 de nível I e 1 de nível II, totalizando 60 vagas. ATENÇÃO: Apenas o processo seletivo para o nível I é realizado através do site do EEA. O nível II é destinado exclusivamente a jovens que participaram do nível I em 2018.
  • MOSTRA ITINERANTE: Passaremos por instituições públicas exibindo alguns dos curtas produzidos pelos alunos do EEA desde a primeira edição do projeto. Também contaremos com a presença dos alunos participantes do EEA 2019 para uma roda de conversa sobre o processo criativo dos curtas produzidos por eles.

ONDE A OFICINA ACONTECE?

A oficina acontece na cidade do Rio de Janeiro e o local de realização das atividades do EEA será situado no bairro do Centro. Por isso, é obrigatório residir no Rio ou Grande Rio durante o processo seletivo e o período de realização do curso.

QUANDO A OFICINA ACONTECE?

Em 2019 a oficina acontecerá de maio a outubro. Os dias e horários exatos das aulas de cada turma serão determinados durante o processo seletivo de acordo com as opções que fornecemos e de acordo com a disponibilidade dos alunos selecionados. Na ficha de inscrição você encontrará as opções de possíveis dias e horários do curso. ATENÇÃO: através do site só está sendo realizado o processo seletivo para as 3 turmas de nível I. Logo, só serão fornecidas 3 turmas dentro dos possíveis horários que se encontram na ficha. Não teremos turmas de nível I para todos os horários.

O QUE EU VOU FAZER SE FOR SELECIONADO PARA A OFICINA DO NÍVEL I?

A oficina é presencial e estruturada por meio da simulação de um estúdio de animação dotado de equipamentos e softwares necessários à aprendizagem. Começamos ensinando técnicas de animação para depois começarmos a produzir o curta. O curta será completamente autoral, desenvolvido pelos alunos, do roteiro à animação. Se quiser conhecer alguns dos exercícios realizados em sala e também os curtas já produzidos por nossos alunos, acesse https://www.youtube.com/user/eescoladeanimacao. Toda a coordenação pedagógica do Estúdio Escola de Animação é feita pelo Zé Brandão, Sócio- Diretor do Copa Studio, criador da série Tromba Trem e produtor da animação Irmão do Jorel, ambas apresentadas pelo Cartoon Network.

COMO EU FAÇO PARA PARTICIPAR DA OFICINA DO NÍVEL I?

Para participar do processo seletivo para o nível I do EEA, você pode se inscrever no formulário online aqui no nosso site http://www.estudioescola.com.br/.

ATÉ QUANDO POSSO ME INSCREVER?

O prazo para as inscrições é até às 23:59h do dia 10/04/2019, quarta-feira.

EU POSSO ME INSCREVER DIRETO PARA O NÍVEL II DO EEA?

Não. O Nível II é destinado àqueles que participaram do nível I em 2018. Todas as inscrições realizadas através do site são automaticamente consideradas para o nível I.

SE EU PREENCHER A FICHA, EU JÁ TÔ DENTRO DAS OFICINAS?

Não. Temos 45 vagas para o nível I que serão divididas em 3 turmas de 15 alunos cada, em turnos manhã e tarde. Após a etapa da ficha de inscrição selecionaremos aproximadamente 150 pessoas para a etapa de entrevista presencial, de onde tiraremos os 45 selecionados. Se por algum motivo algum desses selecionados não puder oficializar a matrícula teremos reclassificação.

EXISTE UM LIMITE DE IDADE PARA PARTICIPAR?

Sim. A oficina é destinada à jovens entre 16 e 24 anos. Pessoas com 15 anos ou menos e 25 anos ou mais serão eliminadas do processo seletivo. O candidato precisa ter, obrigatoriamente, de 16 a 24 anos completos no ato da inscrição.

PRECISO SER ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO PARA ME INSCREVER NA OFICINA?

Não. Mas esse será um critério de desempate em nosso processo seletivo. Se tivermos empate entre dois candidatos, um do ensino médio e outro não, selecionaremos o do ensino médio.

PRECISO SER ESTUDANTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO?

Não. Mas esse será um critério de desempate em nosso processo seletivo. Se tivermos empate entre dois candidatos, um do ensino público e outro não, selecionaremos o do ensino público.

A RENDA FAMILIAR É DETERMINANTE PARA A SELEÇÃO?

Não. Mas será utilizada como critério de desempate. No caso de empate entre 2 candidatos, selecionaremos aquele com a menor renda familiar.

PRECISO PREENCHER TUDO QUE ESTÁ NA FICHA?

Sugerimos que sim. Assim temos mais chances de conhecê-lo(a) e selecioná-lo(a). Nenhum dado fornecido será divulgado (a não ser o seu nome no caso de ser selecionado).

É OBRIGATÓRIO ENVIAR UM DESENHO?

Sim. Um dos critérios de avaliação e seleção para entrar para a oficina é a aptidão que o candidato tem em desenhar. Sendo assim, o envio do desenho é obrigatório e o candidato que não enviar pelo menos um desenho será eliminado do processo seletivo.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O NÍVEL I?

Na primeira etapa do processo seletivo todos os formulários preenchidos serão avaliados pela coordenação pedagógica do programa levando em consideração o portfólio apresentado e as respostas dadas. Na segunda etapa aproximadamente 150 pessoas serão entrevistadas pessoalmente por psicopedagogos para verificação de comprometimento, responsabilidade, interesse e aspectos socioemocionais.

SE EU PASSAR NO PROCESSO SELETIVO, TENHO QUE PAGAR ALGUMA COISA?

Não. As oficinas são completamente gratuitas. Os selecionados também receberão ajuda de custo para o transporte e lanche nos dias das aulas.

TENHO MAIS DÚVIDAS. COMO FAÇO?

Mande um e-mail para estudioescoladeanimacao@gmail.com.

Importante!

Os participantes deste processo seletivo concordam em ser contactados pelas empresas realizadoras do Estúdio Escola de Animação para fins de pesquisa e mensuração de resultados.