Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

- A +

Estúdio Escola de Animação RJ

Até aqui, o Estúdio Escola de Animação era essencialmente presencial mas, diante deste novo cenário que estamos vivendo (pandemia), entendemos que é um grande risco promovermos nossas ações como elas sempre foram. Por isso, trabalhamos arduamente para continuarmos a ensinar e disseminar a animação brasileira, reformulando especialmente a formação profissionalizante de 5 meses para que ela possa ser realizada ainda em 2020 com a segurança necessária a todos os envolvidos.

Formação Online e Gratuita – Inscrições abertas

A formação profissionalizante é GRATUITA e, pela primeira vez, 100% ONLINE. Estruturada a partir da simulação de um estúdio profissional remoto onde os alunos aprendem na prática enquanto produzem coletivamente um curta de animação 100% autoral no ToonBoom, software líder do mercado. Com duração de 5 meses, o processo de concepção, roteirização e produção dos desenhos animados é o meio através do qual os participantes aprimoram suas técnicas como desenhistas, se apropriam das ferramentas tecnológicas mais avançadas do mercado de animação, dialogam com profissionais experientes e ampliam seu repertório estético e cultural.

A metodologia desenvolvida pelo programa oportuniza que os estudantes superem desafios criativos, solucionem problemas, façam a gestão de conflitos juntos e desenvolvam habilidades e competências primordiais para o mercado de trabalho. Experiências que mobilizam o estabelecimento de vínculos afetivos e desenvolvimento de diversas competências, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao final desse convívio, marcado por muitos estímulos e novidades, o grupo de participantes se percebe como uma comunidade e tem a oportunidade de se articular com uma rede de animadores pelo Brasil que o Estúdio Escola de Animação vem agregando ao longo de seus 8 anos de existência.

Mostra itinerante*

Os filmes de animação produzidos pelos estudantes ao longo da formação profissionalizante são exibidos ao final do percurso em uma Mostra Première aberta ao público em geral. O EEA também realiza anualmente a Mostra Itinerante, que promove a circulação das obras dos participantes do EEA em escolas e instituições públicas. Além disso os curtas-metragens de animação realizados pelos jovens são enviados para diversos festivais de animação nacionais e internacionais. A ideia é ampliar a legitimidade das criações dos jovens e, ao mesmo tempo, formar público para as produções brasileiras e fortalecer espaços de exibição de obras de animação autorais.

#PapoReto*

Série de palestras e debates sobre animação e temas correlacionados, como acessibilidade na produção audiovisual, games, música, roteiro. Os encontros são gratuitos, abertos ao público em geral e, neste ano, online. Essas conexões e trocas de conhecimentos entre especialistas, profissionais e estudantes em animação, criam um espaço para reflexão e construção de conhecimento no campo da animação brasileira. O evento conta com intérprete de libras.

*Em 2020 estamos estudando como realizar essas ações em segurança para todos os envolvidos. Se tiver interesse, inscreva-se aqui e saiba em primeira mão todas as novidades!

Estúdio Escola de Animação Online

O Estúdio Escola de Animação Online será uma série de conteúdos sobre o universo da animação. Ministrados por profissionais renomados no mercado e orientados pela metodologia da formação presencial que já formou mais de 260 jovens no Rio de Janeiro, a série formativa está sendo pensada para quem deseja ter autonomia de local e ritmo de aprendizagem.

Saiba mais

Quer saber tudo que rola no Estúdio Escola de Animação?

Ao se inscrever neste e-mail, você concorda em receber notícias, ofertas e informações do Estúdio Escola de Animação e de nossos parceiros. Clique aqui para visitar nossa Política de Privacidade. Links de cancelamento fáceis são fornecidos em todos os e-mails.